Thursday, November 20, 2014

"Castanha"

"Castanha", dirigido por Davi Pretto, é um filme semidocumental, pois mistura ficção e realidade para falar da vida do ator e performer gaúcho João Carlos Castanha, 52 anos de idade, e de sua mãe Celina. No longa, são reencenadas acontecimentos da vida de Castanha, onde alguns atores interpretam pessoas presentes na vida dele.

Castanha vive com a mãe, Celina, 72 anos, que interprela ela mesma. Os dois moram num condomínio na zona sul de Porto Alegre. E ele faz pontas em peças teatrais e apresenta-se, de drasg queen, em boates gays da cidade. Castanha leva uma vida simples, fuma barbaridades, e é sugerido no filme ser ele HIV positivo. O filme mostra os problemas da família - o pai internado num asilo, e o sobrinho viciado em crack (o jovem é interpretado por Gabriel Nunes), e as brigas de dona Celina com a síndica do condomínio, por causa dos cachoros, que fazem muito barulho e incomodam a vizinhança.

"Castanha" é um filme triste, mostrando alguém que foi e é fiel a seus ideais, e por isso paga um preço caro. O ator vive, praticamente, de bicos. Não tem planos de saúde. Sua vida é tão simples, que ele é mostrado na madrugada, saindo da boate e caminhando sob a chuva para poupar o dinheiro da passagem. Triste, mas real.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: