Thursday, September 24, 2015

"Evereste"



Em 1996, uma expedição ao monte Everest, no Nepal, acabou em tragédia. O incidente gerou o livro "No Ar Rarefeito", escrito pelo jornalista Jon Krakauer, e que estava presente no incidente. Agora, os acontecimentos são retratados no longa "Evereste", dirigido por Baltasar Kormákur. O filme começa mostrando os aventureiros, que pagaram mais de 60 mil dólares cada um, se preparando para a jornada ao pico mais alto do planeta. São dois grupos, liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) .

O passeio parece promissor e depois de semanas de treinamentos e preparativos, eles sobem ao monte. Sem imaginar o que aconteceria: após alcançar o topo e se preparando para retornar à base, os alpinistas foram surpreendidos por uma violenta tempestade, que matou vários deles.

"Evereste" mostra o que aconteceu com eles, e como foi a batalha para resgatar os sobreviventes. Tudo de forma muito realista e boas interpretações. Além de Jason Clarke e Jake Gyllenhaal, o filme tem ainda Josh Brolin como o médico casca-grossa Beck Weathers, que perderia o nariz e partes das mãos e dos pés, e John Hawkes como o carteiro Doug Hansen, que morreria na tragédia. Não existe heroísmo ou milagres na reconstituição do evento. Quem morreu, morreu. Quem sobreviveu, sobreviveu.

O que faz "Evereste" perder um pouco o impacto é o melodrama mostrando as famílias de alguns alpinistas, que acompanham a tentativa de resgate em seus países de origem. O personagem de Keira Knightley é de uma chatice monumental. Chorosa e irritante, que muito bem poderia ter sido limada da história.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: