Wednesday, May 04, 2016

“Prova de Coragem”



“Prova de Coragem”, dirigido por Roberto Gervitz, é uma adaptação do livro “Mãos de Cavalo”, do escritor paulista Daniel Galera. O nome foi alterado, pois o título do romance se refere a adolescência do protagonista, que ocupa a maior parte da história, que no filme centra-se mais na fase adulta do personagem principal.

O personagem principal é o médico Hermano (Armando Babaioff), que aos 35 anos, gosta de escalar montanhas em suas folgas, apesar de sofrer de vertigens. Ele é casado com a artista plástica Adri (Mariana Ximenes), que acaba engravidando, contra a vontade do marido, que planeja uma expedição a Terra do Fogo, ao lado do amigo Renan (Daniel Volpi), que ainda mora num quartinho no fundo da casa do pai.

A gravidez de Adri provoca um racha no casamento. E Hermano procura uma ex-namoradinha da adolescência, Naiara (Áurea Maranhão), e assim acaba relembrando aquele período de sua vida, quando foi apelidado de Mão de Cavalo pelos outros garotos do bairro. E desde àquela época ele já tinha de provar sua coragem praticando downhill. Aliás, os momentos da adolescência de Hermano se mostram mais interessantes do que a sua fase adulta – até mesmo porque os jovens que interpretam os personagens naquele período se mostram mais competentes do que os atores adultos.

A história foi toda ela filmada em Farroupilha, na serra gaúcha, e em Porto Alegre, por isso vai tocar mais o público gaúcho, que encontrará lugares conhecidos ao longo do filme, que nos faz pensar sobre o amadurecer e sobre a responsabilidade em relação aos relacionamentos. Aliás, para quem gosta da natureza e esportes radicais, vai se deleitar com belas cenas de alpinismo e ciclismo.

Armando Babaioff, às vezes parece não ter muitos recursos cênicos. Faz praticamente a mesma cara, seja nos momentos de alegria ou de tristeza, por mais que seu personagem seja meio depressivo e ainda não sabendo o que quer da vida. Mariana Ximenes, por sua vez, mostra uma Adri com muita intensidade e também decidida, que vive uma gravidez de risco. Mas como já coloquei acima, a parte da adolescência de Hermano merecia mais destaque.

Duração: 1h30min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: