Wednesday, May 04, 2016

“O Décimo Homem” (El Rey Del Once)



“O Décimo Homem” (El Rey Del Once), dirigido por Daniel Burmann, mostra o cotidiano da comunidade judaica em Buenos Aires. Toda a trama se passa no bairro de Once, conhecido pelo comércio, tipo a 25 de Março, em São Paulo, mas também por ter muitos moradores judeus.

A história gira em torno de Ariel (Alan Sabbagh), que após um período vivendo em Nova Iorque, retorna para a Argentina para visitar o pai, Usher. Este gerencia uma organização de caridade, onde ajuda os moradores com comida, roupas, remédios. Mas o personagem praticamente não aparece na história. Ele se comunica com Ariel apenas pelo telefone e sempre orientando o rapaz a realizar várias tarefas. Nada é muito explicado a Ariel, mas aos poucos ele vai se interando das atividades do bairro, inclusive tendo um romance com uma jovem ortodoxa, Eva, que devido a religião, no começo nem o deixava tocá-la ou trocava palavras com ela.

O filme tem um ritmo frenético, com a câmera nervosa, acompanhando os passos do personagem pelas ruas do bairro, e quase não tem história. Apenas acompanhamos o dia a dia de Ariel pelo Once, onde ele vai realizando as tarefas determinadas por Usher, sem questionar. Ariel só não saca que, aos poucos, vai sendo obrigado a retomar suas raízes judaicas, que ele havia abandonado ao se mudar para Nova Iorque. Enfim, o filme mostra a jornada do redescobrimento de uma identidade que se mostrava perdida. E o ator Alan Sabbagh está perfeito, um gordinho meio looser e com uma cara de quem não está entendendo o que se passa ao seu redor.

Duração: 1h21min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: