Wednesday, May 11, 2016

"Memórias Secretas" (Remember)



O diretor Aton Egoyan volta a falar do Holocausto, mas desta vez nada a ver com o que afligiu os armênios em meados da década de 1910. Agora, "Memórias Secretas" (Remember), fala do Holocausto judeu, que dizimou seis milhões de pessoas na II Guerra Mundial.

A história foca no ancião judeu Zev (Christopher Plummer), que vive num asilo ao lado de outro judeu, o nonagenário Max (Martin Landau). Os dois são sobreviventes de Auschwitz, e descobrem que um dos guardas do campo está vivo e se escondendo nos Estados Unidos. Como Max é cadeirante, ele instrui Zev a perseguir o carrasco para matá-lo. Como Zev sofre de Alzheimer, Max anota passo a passo cada detalhe de como Zev deve proceder para perpetuar a vingança. Zev, então sai do asilo, e parte numa jornada Estados Unidos a dentro para encontrar o nazista.

A trama é bem bolada, porém sofre com algumas facilidades do roteiro. Afinal, Zev consegue se livrar dos problemas sem dificuldades. Por exemplo, ao comprar uma pistola, não sofre maiores restrições do vendedor, que nem se preocupa em investigar os antecedentes do velho judeu. Ou quando Zev é flagrado por um guarda num shopping e este o deixa partir, mesmo encontrando a pistola sob sua posse.

Porém a ótima atuação do veterano Christopher Plummer, de "A Noviça Rebelde", faz deixarmos passar estes detalhes. O final também é surpreendente, trazendo à tona uma pegadinha - daquelas inesperadas. Principalmente para o personagem central da trama.

Duração: 1h35min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: