Wednesday, May 04, 2016

“Capitão América – Guerra Civil” (Captain America – Civil War)




“Em Batman vs Superman – A Origem da Justiça” vimos o choque entre os dois super-heróis quando um deles não aceita os métodos do outro de agir e pretende tirá-lo de circulação. Em “Capitão América – Guerra Civil” (Captain America – Civil War), dirigido por Anthony Russo e Joe Russo, a trama é muito semelhante. Após uma intervenção de um grupo comandado pelo Capitão América que provoca a morte de centenas de pessoas em Lagos, na Nigéria, os políticos decidem que os super-heróis não podem mais agir sem prestar contas aos governos, sendo que eles devem ainda se cadastrar, perdendo a autonomia que lhes é peculiar.

Um grupo liderado pelo Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) aceita as determinações governamentais, porém o outro, tendo o Capitão América (Chris Evans) à frente, discorda. Isso vai gerar um violento combate entre eles, numa excepcional cena em um aeroporto, quando o grupo do Capitão América pretende sair em uma nova missão. A cena, aliás, apresenta o novo Homem-Aranha, agora um relés adolescente de seus 15 anos, cooptado pelo Homem de Ferro, e que se mostra a melhor coisa do filme, com seu humor debochado.

A história, que resgata muito de outros dois filmes dos personagens, “Vingadores: Era de Ultron” e “Capitão América: O Soldado Invernal” tem ainda um novo integrante, o Pantera Negra, vivido por Chadwick Boseman, e que é um príncipe do fictício país africano Wakanda, e que entra na trama disposto a se vingar do Soldado Invernal Bucky, suspeito da morte de seu pai.

O filme é eficaz em todos os seus quesitos, pois mescla muito bem momentos de tensão, ação e humor. A se destacar também que, apesar do grande número de personagens, todos recebem total atenção, tendo seus momentos bem dosados. E nem sua duração, que ultrapassa as duas horas, se faz notar e quando acaba, fica aquela sensação de quero mais.

Duração: 2h28min
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: