Thursday, May 26, 2016

"Jogo do Dinheiro" (Money Monster)



Assistindo "Jogo do Dinheiro" (Money Monster), dirigido por Jodie Foster, lembrei e muito de "Um Dia de Cão", protagonizado por Al Pacino em 1975. A espetacularização da mídia, a síndrome de Estocolmo.

O filme mostra um sequestro ao vivo pela televisão, no caso de "Um Dia de Cão" era um assalto a banco, onde o protagonista acabava angariando a simpatia da população de Nova Iorque. Aqui o jornalista Lee Gates (George Clooney) apresenta um programa de tevê, o Money Monster, onde dá dicas sobre o mercado financeiro. Um dia, o jovem Kyle (Jack O'Connell) invade o progerama, que é transmitido ao vivo, e obriga Lee a vestir um colete com explosivos. E passa a fazer exigências, revoltado por ter perdido 60 mil dólares em um investimento, após dica do jornalista.

Kyle também quer que o programa, que é dirigido por Patty Fenn (Julia Roberts) continue sendo transmitido. A audiência de Money Monster aumenta significativamente e o público vai ficando mais curioso, ainda mais quando vão aparecendo esquemas obscuros envolvendo magnatas de Wall Street, principalmente o empresário de uma corporação, Walt Camby (Dominic West), que acaba de perder 800 milhões de dólares dos investidores, alegando uma falha nos computadores da sua empresa.

O roteiro discute, assim, sobre investimentos, mercado financeiro e economia, além do sensacionalismo. O filme é bastante eficiente por a atenção do espectador, o deixando curioso pela resolução dos eventos. O elenco experiente consegue passar veracidade, começando por George Clooney, que encontra uma Julia Roberts bem em cena, o que considero raro. Já Jack O’Connell transmite todo o desespero de seu personagem, desolado, que perdeu tudo e não vê mais saída para seu caso. O problema é que tudio isto já foi visto antes.


Duração: 1h39min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: