Thursday, December 22, 2016

"Sangue do Meu Sangue" (Sangue del mio sangue)




"Sangue do Meu Sangue" (Sangue del mio sangue), do excelente diretor italiano Marco Bellocchio, é uma história passada em dois tempos. E acaba ficando irregular. São duas tramas, que ocorrem na cidade de Bobbio, onde nasceu Marco Bellocchio.

Na primeira parte, estamos em um convento no Século XVII, e uma freira, Benedetta (Lidiya Liberman), é acusada de seduzir um padre, que acaba se suicidando. O seu irmão, Federico, vivido por Piergiorgio Bellocchio (filho do diretor) chega à cidade para impedir que o irmão seja enterrado no cemitério dos animais, destino dado aos suicidas, por não ser terra consagrada. Mas para que isso não ocorra, Federico tem de convencer Benedetta a assumir a culpa, se assumindo como bruxa. Temos inclusive cenas de tortura, nem um pouco agradáveis. E a história é uma crítica de Bellocchio contra a Igreja Católica e a sociedade machista. Esta primeira e melhor parte, daria um excelente único filme. E ainda tem um ar gótico, permeado pela bela Nothing Else Matters, do Metallica

Na segunda parte, passada nos dias atuais e também localizada no mesmo convento, que está degradado. Seu dono é o Conde (Roberto Herlitzka), um homem misterioso, que só sai de casa à noite e que acredita ser um vampiro. Então um funcionário do governo, novamente Piergiorgio Bellocchio surge com um empresário russo, interpretado por Ivan Franek, que deseja comprar o local. Esta parte do filme não tem tanto impacto e, por vezes, se mostra modorrenta e confusa. Mas vale o final, que remete à primeira parte.

Duração: 1h47min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: