Thursday, December 15, 2016

"O Mestre e o Divino"



No documentário de Tiago Campos, "O Mestre e o Divino", testemunhamos uma disputa entre um alemão que adotou o Brasil ainda nos anos 1950 e um índio xavante, que acabou tornando-se um documentarista de sua tribo. Os personagens reais são o missionário alemão Adalbert Heide e o índigena Divino Tserewahú, que conviveu com o alemão desde criança e começou a realizar seus filmes nas oficinas do projeto Vídeo nas Aldeias. O palco é a aldeia de Sangradouro, em Mato Grosso.

Os dois têm uma relação por vezes calma e por vezes tumultuada, e como o próprio Divino revela a certa parte, Adalbert não aceitou de bom grado o seu pupilo criar asas e voar. E é notório que o velho sente ciúmes.

No filme, vemos o trabalho de Adalbert, que veio para o Brasil em 1957 após ler reportagem num jornal alemão sobre o país e seus índios - e ele mesmo quis se tornar um. Já Divino Tserewahú produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde meados dos anos 1990. Entre eles vemos cumplicidade, competição, ironia e emoção, mostrando ainda bastidores da catequização indígena, forçada, no Brasil.

Duração: 1h25min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: