Thursday, December 08, 2016

"O Vendedor de Sonhos"




"O Vendedor de Sonhos", dirigido por Jayme Monjardim, é a adaptação cinematográfica do livro homônimo do escritor de livros de auto-ajuda Augusto Cury. E é um filme terrível.

A história é centrada no psicólogo deprimido Júlio César (Dan Stulbach), que numa reação inesperada, tenta cometer suicídio, mas é persuadido na última hora por um mendigo, chamado de Mestre (César Troncoso). O homem o convence a não pular do prédio, e além disso começa a mostrar uma outra realidade de mundo para Júlio César.

Os dois saem pelas ruas de São Paulo, convivendo com pessoas humildes, moradores de ruas, pivetes, idosos. Aos poucos é mostrado como Júlio César chegou ao limite, e também a vida pregressa do Mestre, de como ele foi parar na rua, maltrapilho, virando um guru para milhares de pessoas com suas frases feitas.

E é nisso que o filme se perde. Não há naturalidade. Tudo o que é dito é linguagem de manual de auto-ajuda, e saem da boca dos atores de forma forçada. Apesar disso, Dan Stulbach consegue transmitir um olhar angustiado de seu personage. Já César Troncoso (de O Banheiro do Papa), é um desastre. Atua no automático, e sua barba postiça estraga tudo. Ela muda de forma todo o momento. Uma tremenda falta de cuidado da produção.

Duração: 1h35min

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: