Thursday, December 08, 2016

"BR 716"



Numa semana praticamente de filmes nacionais, que bom alento que é "BR 716", do octagenário diretor Domingos de Oliveira. Filmado em preto e branco, o título do longa faz referência a rua Barata Ribeiro, 716, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O diretor apresenta uma obra biográfica, onde apresenta o Rio de Janeiro em 1963. Naquele ano, os jovens da classe média carioca se reuniam no apartamento do jovem Felipe (Caio Blat, o autor-ego de Domingos de Oliveira), que sonhava em ser escritor. Felipe ganhou o imóvel do pai, vivido por Daniel Dantas, e além de não querer trabalhar, vivendo da renda de uma herança da avó, ele reunia os amigos para intermináveis festas regadas a uisque e muita música.

Separado, vive uma dor de cotovelo tremenda, pois a ex-esposa, Adriana (Maria Ribeiro) namora seu melhor amigo, João (Alamó Facó). As coisas só parecem melhorar quando ele conhece a bonita e sedutora Gilda (Sophie Charlotte), que sonha em ser cantora.

Mas todos vivem naquele apartamento de forma meio alienada. Lá fora, o mundo está despencando, com a ameaça dos militares em tomarem o poder - o que ocorreria em abril de 1964. Este momento é mostrado quando surge um personagem que tenta mostrar aqueles jovens que tudo não é apenas festa. "BR 716" é um belo retrato de uma época.

Duração: 1h30min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: