Thursday, December 29, 2016

"O Que Está Por Vir" (L’avenir)




"O Que Está Por Vir" (L’avenir), é dirigido por Mia Hansen-Løve, e não tem nada de inovador. Ausência total de efeitos especiais. Vemos só o cotidiano de uma professora de filosofia vivida pela exuberante
Isabelle Huppert, que neste ano já havia se destacado no tenso "Elle".

Aqui ela interpreta Nathalie, uma professora de filosofia às voltas com greves de alunos em sua universidade. Ao mesmo tempo sua vida pessoal beira o caos: a sua mãe, uma ex-modelo e agora vivendo as agruras da velhice, está sempre clamando por sua atenção, seja em tentativas de suicídio, seja apresentando sinais de demência. Já o marido, a quem está casada há 25 anos, conheceu outra mulher, mais jovem e deseja se separar. E a sua editora de seus livros pretende alterar seu material em virtude das baixas vendas.

Com sua vida virada de cabeça para baixo, Nathalie entra em uma jornada de intimismo, para tentar mudar a sua vida e o destino que se apresenta à ela. Tudo apresentado ao espectador de forma simples, sem grandes exageros. Seguimos o dia a dia da professora, em conversas com seus dois filhos, já entrados na vida adulta, na amizade dela com um ex-aluno, que foi morar afastado em uma comunidade rural, o cuidado com o gato da mãe - agora internada em um asilo.


Huppert transmite uma naturalidade incrível, e por meio de suas expressões e linguagem corporal entendemos tudo pelo o que se passa com ela. A atriz rouba totalmente as cenas neste filme, que lida com questões tão comuns à muita gente.

Duração: 1h38min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: