Thursday, December 01, 2016

"Maresia"



"Maresia" é o primeiro filme de Marcos Guttmann, e baseado no romance “Barco a Seco”, de Rubens Figueiredo. Nele, temos uma atuação intensa do gaúcho Julio Andrade, interpretando dois papéis.

Num ele é Gaspar, avaliador de uma galeria de arte e obcecado pela obra do pintor Emilio Vega, de novo Julio Andrade. Investigando o trabalho do artista, desaparecido há anos, ele encontra Inácio Cabrera (Pietro Mario), que garante ter conhecido o artista em sua juventude. Mas Gaspar não leva a sério as histórias de Cabrera e não acredita em nada do que lhe apresentam como sendo a obra de Vega.

"Maresia" é mostrado em dois tempos. Em um deles é mostrada a investigação de Gaspar por Emilio e a outra apresenta o cotidiano do pintor e seu modo de vida totalmente desregrado. Vega mora em um barco, sobrevive trocando seus quadros, onde retrata a vida marinha, por comida e bebidas alcoólicas.

Julio Andrade é o grande destaque do filme, apresentrando uma atuação de camaleão, mostrando dois personagens tão distintos. Ele está tão bem, que parece não se tratar da mesma pessoa vivendo o cético Gaspar e o errante Vega.

"Maresia" é um filme de e sobre arte. Afinal, apressenta o mundo das artes plásticas, um tema de difícil trabalho cinematográfico. Além do que o trabalho de direção de Marcos Guttmann surpreende, construindo bem a alternância entre presente e passado sem grandes choques.


Duração: 1h30min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: