Thursday, December 29, 2016

"Animais Noturnos" (Nocturnal Animals)




Baseado no livro Tony & Susan (1993), de Austin Wright, "Animais Noturnos" (Nocturnal Animals), direção do estilista Tom Ford (de Direito de Amar), é um filme forte e chocante. E tem duas atuações espetaculares, de Amy Adams e Jake Gyllenhaal. As primeiras imagens já são impactantes, com uma abertura mostrando mulheres obesas dançando sem nenhum pudor, como fosse go-go girls.

A linda Amy Adams interpreta a Susan, dona de uma galeria de arte que vive uma crise no casamento com o bonitão Hutton (Armie Hammer). Uma noite, ela recebe do ex-marido Edward Sheffield (Jake Gyllenhaal), a quem se separou há duas décadas, o manuscrito de um livro intitulado Animais Noturnos, dedicado a ela.

E o livro vai entrando na mente de Susan, transformando-se ele mesmo num filme dentro de um filme - na história, Tony, novamente Jake Gyllenhaal, sai de férias com sua família, e no meio de uma estrada deserta, eles são abordados por um grupo de homens, que farão o terror com a sua mulher e a filha. Tony parte, então, numa jornada de vingança, ajudado pelo policial Bobby Andes (Michael Shannon).

Ao mesmo tempo que fica absorta na densa e pesada leitura do livro, Susan começa a lembrar sua história com o ex-marido - agora o filme se transforma em três, mas muito bem costurado.

E ainda tem grandes atuações de Amy Adams, Jake Gyllenhaal no duplo papel de Tony, na ficção e do ex-marido da protagonista na vida real, passando por Michael Shannon, e Aaron Taylor-Johnson como um dos criminosos do livro. Enfim, "Animais Noturnos" é forte, reflexivo, denso. Excelente.

Duração: 1h46min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: