Thursday, January 12, 2017

"A Criada" (The Handmaiden)



Chan-wook Park é um dos grandes nomes do cinema sul-coreano, e a sua obra mais conhecida no Brasil talvez seja "Old Boy", de 2003. "A Criada" (The Handmaiden), baseado no romance Fingersmith, de Sarah Waters, faz uma dramatização excelente do período em que o Japão dominava a Ásia no começo dos anos 1930. Neste caso a Coreia, com a história contada em três partes.

Na primeira parte vemos o Conde Fujiwara (Ha Jung-woo), que envolve a jovem Sook-hee (Kim Tae-ri) num golpe. Ele pretende casar com a rica japonesa Lady Hideko (Kim Min-hee), e para tanto, coloca Sook-hee na mansão da garota milionária, para saber seus passos, e para que a criada induza a patroa a se apaixonar por ele.

Mas na segunda parte, vemos uma reviravolta, com Lady Hideko se apaixonando por Sook-hee. E na terceira parte, na conclusão, a tentativa de fuga das duas jovens apaixonadas. Afinal, estamos na década de 1930, época nada agradável para um relacionamento gay.

Mas não é uma história apenas de lesbianismo. Envolve intriga, conspirações, entregas. Tudo mostrado com muita intensidade, numa narrativa envolvente. E com figurinos exuberantes, belas atrizes, reconstituição de época rigorosa.

Duração: 2h31min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: