Thursday, January 26, 2017

"Paraíso" (Paradise)



Filmado em preto e branco, para retratar bem o período em que transcorre e que em nossa memória visual não tinha mesmo cores, e meio que em forma de documentário, "Paraíso" (Paradise), direção de Andrei Konchalovsky, mostra os horrores da II Guerra Mundial sob três óticas diferentes.

No filme, vemos as vidas de três pessoas que acabam se cruzando: a aristocrata russa Olga (Yuliya Vysotskaya), que por suas atividades na resistência francesa e por esconder judeus, é enviada a um campo de concentração, o oficial nazista Helmut (Christian Clauss), que acaba se envolvendo com Olga, antes e durante o conflito, e o policial francês Jules (Philippe Duquesne), que se envolve com as forças de repressão alemã, servindo como colaboracionista.

Os três aparecem dando depoimentos, contando sobre suas vidas e como se envolveram com o conflito mundial - a impressão que temos é que eles estão sendo interrogados. E enquanto isso acontece, suas vidas são dramatizadas. É um filme soturno, ainda mais por causa da ausência de cores, pesado e em ritmo lento, mostrando os horrores do Holocausto - as cenas no campo de concentração são deseperadoras.

Duração: 2h10min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: