Thursday, January 26, 2017

"Quatro Vidas de Um Cachorro" (A Dog's Purpose)




"Quatro Vidas de Um Cachorro" (A Dog's Purpose), dirigido pelo sueco Lasse Hallström, é um filme tocante, ainda mais devido aos seus protagonistas, cães de várias raças, fofinhos e que arrancam suspiros. Na história, esses cães são apenas um, que reencarna várias vezes, na realidade cinco e não quatro, como o título nacional sugere. E sempre evocando a amizade de um cão com seu dono.

A história é narrada totalmente pela perspectiva do próprio cachorro, que narra em off as suas vidas, desde os anos 1950, quando é adotado pelo garoto Ethan numa típica cidadezinha interiorana americana. Os dois seguem juntos até o começo da idade adulta de Ethan - eles se separam quando o já homem vai para a faculdade.

Depois, o filme dá um salto no tempo e chega aos anos 1970, quando o cão agora é um pastor alemão e fêmea, chamada de Ellie, e trabalha para a polícia de Chicago. Na sequência, o cão em sua quarta vida, atende pelo nome de Tino e é adotado por uma garota solitária, que aos poucos vai construindo uma família. Tino se encanta com uma cadela e vê a dona se casando e tendo filhos com o dono de sua enamorada. Os anos passam e após mais uma morte, o cão volta e vira propriedade de uma garota maltratada pelo namorada, que despreza o bicho - que sempre tem Ethan em suas memórias de várias vidas.

"Quatro Vidas de Um Cachorro" é bem construído, não caindo nas armadilhas fáceis de apelação, mostrando as parcerias do cão com seus donos ao longo de várias décadas e com um final belo e emocionante.

Duração: 1h35min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: