Thursday, January 05, 2017

"Passageiros" (Passengers)



Uma ficção científica que até começa bem, mas aos poucos vai perdendo força e caindo na armadilha dos romances hollywoodianos. É assim "Passageiros" (Passengers), dirigido por Morten Tyldum, com dois protagonistas carismáticos, Chris Pratt e Jennifer Lawrence.

Em uma viagem de 120 anos até um planeta distante, com as mesmas características da Terra, viajam em estado de sono criogênico 5 mil pessoas e mais alguns tripulantes. Porém a nave se choca com uma chuva de asteróides, acordando o mecânico Jim (Pratt). O problema é que ele só ficou adormecido por apenas 30 anos. Ou seja, tem mais 90 anos de viagem. Jim se vê então numa cilada, pois está destinado a morrer solitário, senão enlouquecido. Sua única companhia é o robô garçom Arthur (interpretado pelo sempre excelente Michael Sheen).

Jim passa os dias tentando quebrar o tédio. Joga basquete, dança, escolhe a melhor suíte da nave para dormir. Mas não se barbeia mais, não se lava. Passa-se um ano e alguns meses. Até o dia em que se depara com uma das adormecida passageira, a escritora Aurora Lane (Jennifer Lawrence). Ele começa a investigar sobre ela, e acaba se apaixonando. Então começa a pensar: e se ele a acordasse para que ela lhe fizesse companhia?

Chegamos a uma espécie de Bela Adormecida, Robinson Crusoé, passando para Adão e Eva. Mas se Jim acordar Aurora, também estará condenando a garota a morrer sem chegar ao destino. Até então o filme estava reflexivo, falando sobre ética, egoísmo. E acaba caindo na vala comum dos romancezinhos baratos, com Jim escondendo um segredo poderoso, que a qualquer hora pode ser desmascarado por Aurora. E tudo vai perdendo a graça. Até ela inexplicavelmente se apaixonar pelo mecânico. Pena.

Duração: 1h57min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: