Thursday, January 19, 2017

"Manchester à Beira-Mar" (Manchester by the Sea)



Um filme que carrega uma carga emotiva muito grande, "Manchester à Beira-Mar" (Manchester by the Sea), com direção de Kenneth Lonergan, mostra que por mais que tentemos deixar o passado para trás, ele quase sempre estará presente, trazendo fantasmas que queremos enterrar.

O zelador faz-tudo Lee Chandler (Casey Affleck), na história, mostrada com muitos flash-backs, onde vamos entendendo o que aconteceu com ele e seus familiares, tem de deixar o trabalho em Boston por alguns dias e retornar à cidade natal, a litorânea Manchester. Seu irmão mais velho, vivido por Kyle Chandler, tinha uma doença congênita, morreu e Lee fica sabendo que terá de ser o responsável pelo sobrinho adolescente Patrick (Lucas Hedges), já que a mãe do garoto o abandonou há alguns anos. Então é quando começam a surgir os problemas da guarda.

Lee teria de voltar a fixar residência na cidadezinha, mas nada é tão fácil assim - como será explicado ao longo do filme e que não cabe contar aqui. Em determinado momento, o protagonista olha para o sobrinho e desabafa: "O passado não quer me abandonar".

Casey Affleck apresenta um personagem perturbado, mas que ao mesmo tempo traz empatia. Sofrido, calado - ele tem dificuldades de relacionamento e de se expressar por causa do trauma que carrega. Patrick é o seu oposto, um garoto cheio de vida, que coleciona namoradas e a simpatia de todos em Manchester.

"Manchester à Beira-Mar" é um filme, que com crueza, mas realista, mostra o peso que se enfrenta ao lidar com traumas. E ainda conta com atuações incríveis.

Duração: 2h18min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: