Thursday, June 15, 2017

"Quem é Primavera das Neves"



O documentário "Quem é Primavera das Neves", de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, mostra que podemos ser um país com memória, apesar de os brasileiros não gostar muito de história, de pessoas que fizeram o nosso passado. Enfim, por mais que apregoemos a favor, somos um país sem cultura. De descaso.

Então o diretor gaúcho Jorge Furtado decide ir atrás de uma figura desconhecida, mas que teve influência na literatura do Brasil. Primavera das Neves, nascida em Portugal, foi a tradutora para o português de obras como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, entre outros. A busca de Furtado por Primavera se inicia em 2010, quando publica em seu blog um texto perguntando quem poderia ter notícias sobre a tradutora.

Ele leva três anos para receber uma resposta, que chega através de uma amiga de Primavera, Eulalie Ligneul. A partir deste momento, Furtado começa a construir a trajetória de Primavera, ganhando a ajuda de mais outra amiga da tradutora: a artista plástica Anna Bella Geiger. O documentário vai ganhando forma. Primavera chegou ao Brasil aos 9 anos, quando os pais fugiram da ditadura de Salazar. Aos 18 anos volta a Portugal e se apaixona por um jovem tenente português, Manoel Pedroso. E Manoel também dá seu depoimento, falando sobre a vida dele com Primavera em Portugal, a resistência à ditadura Salazarista, o exílio na embaixada brasileira, a fuga para o Brasil pouco antes do golpe de 1964 com uma filha de seis meses no colo.

Primavera morreu aos 48 anos, era fluente em seis línguas, traduziu mais de oitenta livros e deixou uma obra poética até então inédita, que ganha a voz e a cara da atriz Mariana Lima - ela lê em uma forma soberba e magnífica trechos de traduções e poemas da tradutora. Um filme indispensável.

Duração: 75min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: