Thursday, June 15, 2017

"Tour de France"




Apesar da presença sempre forte de Gérard Depardieu, "Tour de France", direção de Rachid Djaïdani, tropeça nos clichês sobre amizades improváveis, tolerância...mas ocorre um belo passeio pelas belas cidades litorâneas francesas. E por que diabos todo o jovem francês tem de gostar de rap? Parece nos filmes franceses só existir este estilo de música...

Mas vamos lá. "Tour de France" segue os passos do jovem rapper Far’Hook (o também rapper Sadek), que se envolve com uma gangue em Paris, e ameaçado de morte, tem de passar um tempo longe. Ele acaba ganhando abrigo na casa de Serge (Gérard Depardieu), pai de seu produtor, que se converteu ao islamismo. E Serge planeja sair pela França para refazer quadros pintados por Joseph Vernet, um famoso pintor francês do século XVIII. Além do que, o velho se mostra preconceituoso, racista e intolerante..

Só que aos poucos, durante a viagem, os dois vão se entendendo, passando a conhecer melhor um ao outro, mesmo que toda a hora Serge solte um: "vocês, árabes", "vocês, islâmicos", e Far’Hook retruque: "não sou islâmico". E blah, blah, blah...No final, mais do que já foi visto centenas de vezes em filmes sobre minorias. Além do que a música é chata para caramba.

Duração: 94min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: