Thursday, June 15, 2017

"Cidades Fantasmas"



"Cidades Fantasmas", é um documentário dirigido por Tyrell Spencer, todo ele em preto e branco, que traz imagens perturbadoras, quase assustadoras de lugares que um dia foram prósperos e que atualmente encontram-se abandonados. Esses locais sofreram com crises econômicas, guerras, catástrofes naturais. Ruínas.

Todas essas cidades mostradas no filme se localizam na América Latina. No deserto chileno, ma Amazônia brasileira, nos Andes colombianos e no Pampa argentino, o diretor pescou depoimentos de ex-moradores ou de pessoas que ainda se aventuram em residir nestes locais sem esperança e futuro. Muitas desses antigos moradores abrem seu coração e buscam na memória o que viveram naquelas cidades. “Com um olhar contemplativo sobre o que restou, refletimos sobre o que deixamos e podemos deixar do nosso legado, entendendo que tudo pode ter um fim e que nada está livre da luta contra o esquecimento”, afirma Spencer.

A produção do documentário percorreu as localidades de Ararapira (PR), Cococi (CE), Fordlandia (PA), Minas do Camaquã (RS) e Vila do Ventura (BA), Epecuén, na Argentina, Armero, na Colômbia, e Humerstone, no Chile. E o que mostra não é nada bonito. Desolação, tristeza, silêncio e desesperança.

Duração: 71min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: