Thursday, June 22, 2017

"Ao Cair da Noite" (It Comes At Night)



Um filme de terror não precisa exatamente trazer momentos explícitos, com sangue escorrendo e monstros perseguindo alguém. Pode ser apenas de sutileza, como é "Ao Cair da Noite" (It Comes At Night), direção de Trey Edward Shults. É uma obra repleta de paranoia, desconfiança, onde nada é dito, tudo é feito de forma implícita. E extremamente assustador.

A humanidade foi dizimada, mas nada é explicado. Um vírus é o mais provável. Uma família então, se isola numa casa na floresta - logo no começo o patriarca morre e seu corpo é queimado. Restam Paul (Joel Edgerton), sua mulher Sarah (Carmen Ejogoj) e o filho adolescente de 17 anos Travis (Kelvin Harrison Jr.). Uma noite, um homem tenta entrar na casa em busca de comida e água para sua família, também isolada em outro local. Após muita conversa, repleta de desconfiança, os dois núcleos decidem que o melhor e mais seguro é dividirem o espaço, para reforçar a segurança - afinal, o que mais pode estar lá fora?

O problema é que Paul nunca deixa de desconfiar de Will (Christopher Abbott), que sempre deixa furos, não parecendo ser quem ele aparenta ser. E toda a paranoia e loucura ficam presentes no personagem de Travis, um garoto que tem pesadelos intensos, e que não consegue ter muita atitude, por causa do controle que Paul faz da situação. Além do que, por vezes parece surgir uma tensão sexual entre ele e a mulher de Will.

"Ao Cair da Noite" mostra um mundo que parece ter acabado, mas não vemos escombros, não vemos pessoas caindo pelas ruas ou pela floresta. Aliás, não vemos nada. Tudo aqui é feito para o espectador pensar. Nada é gratuito. Mas que é claustrofóbico, ah, sem dúvida;

Duração: 97min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: