Thursday, June 15, 2017

"A Viagem de Fanny" (Le Voyage de Fanny)



Baseado em fatos reais, "A Viagem de Fanny" (Le Voyage de Fanny), direção de Lola Doillon, evoca o clássico de Louis Malle, "Adeus, Meninos", mostrando o destino de crianças judias na Segunda Guerra Mundial, quando tiveram de se reinventar para escapar da perseguição nazista. Aqui as crianças acabam não sofrendo torturas ou sofrendo nas câmaras de gás. Temos aqui uma escapada pelo interior da França para tentar se chegar a neutra suíça.

A história é mostrada sobre a ótica da pequena Fanny (Léonie Souchaud), de 12 anos, que lidera uma fuga de oito crianças, sendo duas irmãs dela, sempre com o perigo nazista rondando suas cabeças. Todas elas perderam os pais, enviados para campos de concentração. Elas, ao contrário, são abrigadas em vários locais por pessoas abnegadas e que arriscam a vida para salvá-las. Mas após denúncia, os pequenos têm de escapar, e se enbrenhar em florestas, convivendo com fome, sede, frio e colaboracionistas.

Durante a fuga, Fanny vai amadurecendo - afinal, terá de crescer antes do tempo, sendo uma mãe para crianças menores, e que o tempo todo reclamam de algo e ameaçam desistir da escapada. Responsabilidade, coragem. Apesar do suspense, já sabemos o final, com as crianças chegando à fronteira suíça, mas não sem antes passar por vários percalços em sua trajetória.

Duração: 94 min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: