Thursday, August 09, 2012

"A Tentação"




Um homem sobe até o terraço de um prédio e ameaça jogar-se de lá. Um policial vai até ele para tentar dissuadí-lo da ideia de suicidar-se. Os dois irão então ficar falando sobre suas vidas e seus problemas em "A Tentação", ótimo thriller psicológico dirigido por Matthew Chapman.
O filme sofreu certo preconceito por ser americano. Mas ao vê-lo, verifica-se ter ele um perfil completamente europeu. Não há cenas de perseguições, tiroteios. Pelo contrário, os personagens sentam à mesa, tomam vinho, conversam, discutem sobre religião e de amores. Tudo em longas tomadas.

A trama envolve o gerente de hotel Gavin (o carismático Charlie Hunnan, de Pergunte ao Pó e Cold Mountain), que logo ficamos sabendo, deve-se suicidar até o meio-dia, e são 10h, ou outra pessoa será assassinada perto dali. Gavin é um homem inteligente, ex-professor, que perdeu a família e tenta reconstruir sua vida. Ele mora com o amigo gay e soropositivo Chris (Christopher Gorham, da série Popular e do filme Por Uma Vida Mais Ordinária) e é apaixonado pela vizinha Shana (Liv Tyler, desglamourizada, para mostrar uma mulher que anulou-se), que é casada com o fanático religioso Joe Harris (Patrick Wilson, de Prometheus).

Gavin e Joe travam verdadeiros embates sobre religião e seus prós e contras. Já o policial Hollis (Terrence Howard, de Homem de Ferro 1 e A Vida Por Um Fio), enquanto tenta convencer Gavin a não pular, Hollis, está sofrendo, pois naquela mesma manhã, antes de ir trabalhar, ficou sabendo ser estéril. E isso acabou com seu mundo, afinal ele é casado há dez anos e tem dois filhos com sua mulher. Ou seja, descobriu ter sido traído e isso o está corroendo.
"A Tentação" é eficiente ao debater religião, fidelidade, amor. E fugindo totalmente do repetitivo cinema comercial americano.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: