Thursday, August 02, 2012

"Bel Ami"


Filme baseado no livro homônimo de Guy de Maupassant, "Bel Ami", fala sobre a ascenção social de um ex-soldado semi-analfabeto e mulherengo na Paris da década de 1880, que vira jornalista graças à ajuda de um ex-colega de armas e de uma dama que escrevia os textos para ele.

Robert Pattinson, o vampiro E dwardo de Crepúsculo, é quem vive o sedutor Bel Ami. Para fugir da miséria que o cerca, o personagem não tem pudores em seduzir mulheres importantes da alta sociedade parisiense. Elas são Virginie Walters (Kristin Scott Thomas), Madeleine Forestier (Uma Thurman) e Clotilde de Marelle (Christina Ricci).

Pattinson, porém, é o problema do filme dirigido por Declan Donnellan e Nick Ormerod. O ator, e isto é notório, é fraco, não tendo cacife para interpretar um sedutor. Suas expressões são sempre as mesmas, seja sofrendo, amando, gozando. Ele olha perdido para os atores à sua volta, principalmente Kristin Scott Thomas, de "Quatro Casamentos e Um Funeral" e "Há Tanto Tempo Que Te Amo".

Fosse outro protagonista, "Bel Ami" seria um filme exemplar. A pulsante Paris, que vivia o período da Belle Époque, da última década do Século XIX, é rigorosamente reconstituída. Assim como o clima frequente de festa, onde os homens e mulheres se perdiam em bebedeiras e jogatinas nos cabarés.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: