Thursday, August 30, 2012

"Headhunters"


"Headhunters", direção de Jo Nesbo, é uma grata surpresa vinda da Noruega. Trata de complexo de inferioridade, traição, suspense, e contém cenas de extrema violência. A palavra que dá nome ao filme tem dois significados. Um deles é sobre a profissão do baixinho Roger (o ótimo Aksel Hennie), ou seja, selecionar executivos para grandes empresas norueguesas. O outro é Clas Greve (Nikolaj Coster-Waldau, de Game of Thrones), aparentando ser um pacato e sedutor imigrante holandês, mas que na realidade mostra-se ser um assassino cruel, ou seja, um caçador de cabeças.

"Headhunters" divide-se em duas partes que completam-se perfeitamente. Na primeira, mostra a vida de Roger, que com seus 1,68m, precisa, além de seu trabalho, agir como um ladrão de obras de arte nas horas vagas. Afinal, tem de manter seu alto padrão de vida ao lado da sua portentosa esposa de quase 1,80. Ele acredita que se não bancar presentes caros à esposa, ela o deixará, afinal ele é um nanico.

Em sua segunda parte, "Headhunters" vira um thriller de suspense e ação, após Roger roubar uma valiosa obra de arte de Clas e passa a ser caçado implacavelmente pelo holandês. Cenas eletrizantes são mostradas, como a que Roger joga-se dentro de um buraco cheio de excrementos, ou quando um caminhão atropela e joga um carro num precipício, com os seus ocupantes dentro.

Tudo em "Headhunters" é bem encaixado, mesmo em sua parte final, onde Roger tenta livrar-se de Clas. O personagem, devido a suas atividades, é extremamente metódico e isso deixa tudo crível.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: