Thursday, August 16, 2012

"O Vingador do Futuro"



Uma refilmagem é sempre perigosa. A porcentagem de acerto costuma ser baixa, principalmente quando se mexe com filmes ícones. O melhor é deixar quieto, pois raramente a cópia sai melhor do que a original.

E "O Vingador do Futuro" não foi diferente. A primeira versão dirigida por Paul Verhoeven em 1990, estrelada por Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone continua superior a sua nova leitura, comandada por Len Wiseman, e com Colin Farrell, Kate Beckinsale, Jessica Biel e Bryan Craston. Na história futurista, um operário sonha em viajar para Marte, o que sua mulher é contra. Para satisfazer seu desejo, Doug Quaid procura uma empresa de implante de sonhos. O problema é que Quaid acaba descobrindo que a vida que ele leva não é a sua. Ele é um rebelde pertencente a um grupo revolucionário que tenta derrubar o governo vigente. A trama é baseada em conto publicado em 1966 pelo escritor Phillip K. Dick, também autor de Blade Runner e Minority Report.

O novo "O Vingador do Futuro" leva vantagem de seu antecessor no quesito tecnologia e no visual, algo pós-apocalíptico. Só que isso não basta. Farrell é melhor ator do que Schwarzenegger, assim como Kate Beckinsale leva vantagem sobre Sharon Stone, pré-Instinto Selvagem e menos aproveitada na trama de 1990. Porém o novo filme, que não esquece de homenagear o anterior - vide a prostituta com três seios e a velha no aeroporto - perde-se numa profusão de lutas e corre-corre por vielas estreitas e sujas. O diretor também optou por limar parte da história, situada entre a Terra e Marte. Nesta versão recente, Marte é limada, com toda a ação transcorrendo entre Londres e a Austrália, transformada em A Colônia.

Wiseman também não tem pudores em se apropriar do visual de Guerra nas Estrelas, pois os soldados do governo são inspirados completamente nos stormtroopers, assim como A Colônia é calcada em Blade Runner. Sem contar na inverossimilhança: o vilão tem diversas chances de matar Quaid, mas prefere bater papo com o herói antes de matá-lo. Aí Quaid foge, é capturado, houve discurso, foge, é capturado, foge...

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: