Thursday, August 16, 2012

"Intocáveis"


"Intocáveis", antes de tudo, não é uma refilmagem do clássico de 1987 dirigido por Brian de Palma e que conta a história do policial Eliott Ness contra o mafioso Al Capone. Dirigido por Olivier Nakache e Eric Toledano, "Intocáveis" mostra a improvável amizade de um rapaz negro, natural do Senegal, com um milionário tetraplégico, em Paris.

Driss (Omar Sy) é um irresponsável, ex-presidiário e completamente sem limites. Desempregado, precisa comprovar estar em busca de trabalho para receber o seguro-desemprego. Basta a assinatura dos representantes do ricaço Philippe (François Cluzet) para receber o benefício. Só que o jeitão desinibido e sincero de Driss contagia Philippe, que estava em busca de um enfermeiro, acabando por contratar o rapaz.

A história poderia facilmente escorregar para o sentimentalismo barato. Passa longe disso. Apesar de a história ser centrada em dois homens totalmente opostos e que convivendo juntos, mudarão um a vida do outro. Isto já foi visto em vários outros filmes, com resultados os mais variados. Aqui é cativante. A atuação da dupla central, Cluzet e Sy, é primorosa. Cluzet, que por vezes assemelha-se brutalmente com Robert de Niro, está perfeito na caracterização de seu personagem tetraplégico. E o que dizer de Omar Sy. Seu Driss é uma figuraça. Assustador, mas também sedutor - suas investidas sobre a secretária Magalie (Audrey Fleurot) são hilariantes. Assim como suas tiradas espirituosas e os trocadilhos, nunca infames. "Intocáveis" é diferenciado.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: