Thursday, August 30, 2012

"Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros"


Há cerca de dois anos surgiu uma nova mania na literatura: a união de livros clássicos com o terror. Assim, apareceram obras como Orgulho e Preconceito e Zumbis e Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos, ambos de Seth Grahame-Smith.

A febre chega agora às telas com o bizarro "Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros", dirigido peolo mesmo Seth Grahame-Smith, roteirista de "Sombras da Noite", de Tim Burton. É isto mesmo, o presidente americano na primeira década de 1860 e morto por radicais sulistas em 1865, transformou-se numa espécie de Van Helsing. A história segue a biografia do político, desde a infância humilde, a perda dos pais, seus estudos de advocacia até chegar à presidência dos Estados Unidos e encarar a sangrenta Guerra Civil americana.

Só que o personagem histórico é tornado um caçador de vampiros para vingar a morte da mãe, assassinada por um morto-vivo. E sua arma é um machado - Lincoln foi um lenhador em sua juventude. E os vampiros, numa boa sacada, são os sulistas escravagistas.

Em tempos de vampiros dóceis, como os vistos em "Crepúsculo", em "Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros", eles são tão sanguinários como os da série "True Blood". Os efeitos especiais são bons - destaque para as cenas das batalhas na Guerra Civil e os cavalos em desabalada carreira por uma pradaria, enquanto que Lincoln entra em luta encarniçada com um de seus inimigos.
O problema é conseguir enxergar Abraham Lincoln, vivido pelo estreante Benjamin Walker, que lembra muito um Liam Neeson jovem, como um cara que saia por aí correndo, dando machadas e lutando com vampiros.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: