Thursday, August 09, 2012

"Chernobyl"




"Chernobyl" tinha tudo para ser um filme de terror diferenciado. Dirigido por Bradley Parker, tem como pano de fundo a cidade-fantasma de Pripyat, na Ucrânia, que teve de ser evacuada às pressas em 1986, quando do acidente nuclear na usina de Chernobyl.

Até hoje está proibida a permanência de humanos no local devido ao perigo da radiação. Claro que curiosos arriscam-se a vasculhar as ruínas de Pripyat, onde moravam os funcionários da usina. O máximo que uma pessoa pode ficar na cidade é duas horas. E é este o tempo que seis turistas e um guia ucraniano têm para percorrer as ruas abandonadas de Pripyat. A primeira meia-hora de "Chernobyl" é instigante, com os personagens fuçando cada pedaço do local, e metendo a mão em objetos contaminados e, com isso, ficando borrados de medo. O espectador dá pulos nervosos na cadeira. Até que cai a noite e acaba o suspense.

A partir deste momento, "Chernobyl", que note, não é o nome da cidade e sim da usina, torna-se um filme de zumbis, onde os turistas passam a ser perseguidos e devorados por antigos moradores de Prypiat - que afetados pela radiação, só saem à noite em busca da carne de desavisados. O roteiro lembra e muito, e talvez tenha sido baseado, em "A Última Esperança da Terra", com Charlton Heston e refilmado como "Eu Sou a Lenda", com Will Smith.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: