Thursday, October 18, 2012

"As Vantagens de Ser Invisível"



Ser novato na escola não é fácil. O bullying está logo ali, à espreita. Até você se enturmar, o sofrimento impera. Então você se encaixa, conhece aquele carinha descolado - que passa por todas as barreiras sociais do colégio -, e aparece aquela garota linda que vai balançar o seu coração solitário. Chegam as festas, as bebedeiras, em alguns casos as drogas. Tudo isso é retratado no singelo e saudosista "As Vantagens de Ser Invisível", dirigido por Stephen Chbosky, também o autor do livro autobiográfico, de mesmo nome.

O personagem central é o deslocado Charlie (Logan Lerman, de "Percy Jackson"), que irá se enturmar com Patrick (Ezra Miller, mais uma vez excelente, a exemplo de sua participação em "Precisamos Falar Sobre Kevin"), e Sam (Ema Watson, a eterna Hermione, de "Harry Potter"). O garoto, que planeja ser escritor, igualmente sofre com delírios e desmaios, e com a ausência da tia Helen (Melanie Lynskey, a Rose de "Two and a Half Man), que morreu num acidente automobilístico quando ele era pequeno, e de um amigo, que cometeu suicídio.

"As Vantagens de Ser Invisível" transcorre no início dos anos 1990, traz um final chocante, e uma trilha sonora pop, que cruza os anos 1970, com David Bowie e sua icônica Heroes, chega à década seguinte com Dexy's Midnight Runner, Air Supply, Crowded House, Smiths, e invade os anos 1990, com Sonic Youth, Pavement e L7.

A história acaba tocando a todos, pela sua delicadeza em mostrar o primeiro beijo, o primeiro namoro - e como aquela guria era chata, possessiva e grudenta -, e até o oitentista costume de se gravar uma fita cassete com aquelas músicas para presentear a garota desejada, com comentários apaixonados entre as faixas. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra...

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: