Thursday, October 04, 2012

"Busca Implacável 2"



"Kim, preste atenção: eu e sua mãe estamos sendo sequestrados. E eles estão indo atrás de você", sussura o ex-agente secreto Bryan Mills (Liam Neeson) para a sua filha, enquanto é sequestrado em "Busca Implacável 2", direção de Olivier Megaton.
Ao contrário da primeira parte, que ocorre freneticamente em Paris, agora a história começa em Los Angeles e demora para engrenar. Os primeiros 20 minutos são gastos em mostrar características dos personagens. Como, por exemplo, o perfeccionismo de Bryan, que servirá para na sequência ele conseguir livrar-se dos vilões, liderados por Murad Krasniui (Rade Serbedzija). Esse ator, revelado no "Antes da Chuva", vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 1994, especializou-se em papéis vilanescos em Hollywood. Murad pretende vingar-se de Bryan, que matou seu filho, o sequestrador de "Busca Implacável 1", com requintes de crueldade.

Então, depois da introdução dos personagens, começa a correria em Istambul. Numa história que apesar de ressaltar o perfeccionismo de seu protagonista, não se sustenta, porque o diretor não preocupou-se com os detalhes e pela incrível forçação de barra do roteiro. Bryan consegue localizar-se na gigantesca cidade turca através do som de granadas explodidas por Kim num estacionamento, ou pelo violino tocado por um velhinho numa rua esburacada. Sem contar que os vilões albaneses têm chances variadas de matar Bryan, mas sempre deixam para depois... E por aí vai.

Os diálogos são um primor, como no primeiro filme. Os personagens se ameaçam, dizem bordões sem o mínimo constrangimento. A gente tenta não rir. Tenta. As cenas são impactantes, mas um apanhado de tudo o que já se viu - perseguições de carros, correria pelos telhados dos velhos prédios de Istambul, os bandidos caindo como moscas após serem alvejados por Bryan, que sofre pouquíssimos arranhões.

Neeson especializou-se de vez em filmes de ação. E o final deixa pistas de que uma terceira parte vem por aí, mesmo que o ator tenha afirmado que não irá participar da nova sequência. "Busca Implacável 2" é muito risível. Mas de tão ruim, chega a ser divertido, para se assistir num sábado à noite. Descompromissadamente.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: