Thursday, October 11, 2012

"Polissia"



Provavelmente nunca a pedofilia foi mostrada de forma tão crua e honesta quanto no drama "Polissia", assim mesmo, escrito como se fosse por uma criança de seis anos de idade. Dirigido por Maïwenn (a cineasta usa somente seu primeiro nome), mostra o dia a dia da Brigada para a Proteção de Menores de Paris, que lida com os crimes contra os menores, principalmente a pedofilia.

O grupo é formado por pessoas dedicadas, que também têm seus dramas pessoais, como separações, traições, paixões. Os policiais são interpretados por atores conhecidos mais pelo público francês, mas alguns deles são facilmente identificados pelos brasileiros, como Karin Viard, de "Potiche, Esposa Troféu", Nicolas Duvauchelle, de "Para Poucos", e Sandrine Kiberlain, de "As Mulheres do Sexto Andar". A própria diretora Maïwenn vive uma fotógrafa que acompanha o cotidiano da brigada. Lidar com pedófilos, espancadores de crianças e pais irresponsáveis destroça essas pessoas.

Os diálogos e algumas cenas são fortíssimos. Em determinado momento, um pai de classe média alta não acha nada de errado transar com a filha de 12 anos. E mesmo sob a ameça dos agentes, dá de ombros, afinal tem "costas quentes", e sabe que nada irá ocorrer com ele. O ator que vive o pedófilo consegue ser completamente repugnante. Noutro momento, totalmente desesperador, uma mãe africana se vê obrigada a deixar o filho pequeno num abrigo, pois ela não tem mais condições de cuidar dele. O desempenho do garoto é de derreter o coração de qualquer um. Aliás, os atores-mirins estão tão magníficos quanto seus pares adultos. E o momento final de "Polissia" é inesperado e chocante.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: