Thursday, October 18, 2012

"Os Infratores"




Os irmãos Bondurant, Forrest, Jack e Howard tem um restaurante num buraco sulista durante a Grande Depressão Americana, mas também sobrevivem contrabandeando uísque fabricado numa destilaria de fundo de quintal. Notem que eles estavam vivendo no período da Lei Seca, que imperou entre o começo da década de 1920 e 1933, e que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoolicas nos Estados Unidos. Então a máfia prosperou fortemente no período.

Mas os três viviam como pé-rapados em "Os Infratores", direção de John Hillcoat. Cada um deles possuia uma forte característica. O mais velho, Forrest (Tom Hardy), era o organizador de tudo, a cabeça pensante do trio, Howard (Jason Clark) era o brutamontes, e o mais novo, Jack (Shia LaBeouf), o impulsivo sonhador, apaixonado por Berta (Mia Wasikowska), filha de um pastor. Os irmãos também eram conhecidos como os imortais, pois tinham sorte para escapar da morte, das formas mais improváveis. E eles se verão confrontados pelo policial federal e almofadinha Charlie Rakes (Guy Pearce, mais uma vez interpretando, mesmo que desta vez do lado da lei, um vilão).

Rakes chega à cidadezinha disposto a acabar com a venda ilegal de bebida, a não ser que os contrabandistas se disponham a pagar uma propina. E os Bondurant se negam.

"Os Infratores" mostra o embate gato e rato dos Bondurant com Rakes de forma crua, com crueldade de ambos os lados. Pescoços são cortados, são destroçados por tiros de metralhadora, e um final prá lá de climático. A perfeição na reconstituição daquelas cidadezinhas caipiras do sul dos Estados Unidos é magistral. Não esqueceram nem de colocar aquelas placas segregacionistas, indicando por onde os negros e os brancos deveriam entrar num prédio, ou onde tomar água. E como o filme transcorre à época da depressão, quase todo mundo anda maltrapilho, sujo, desdentado, cuspindo no chão.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: