Thursday, October 18, 2012

"Os Candidatos"




Aviso: para entender "Os Candidatos", direção de Jay Roach, o espectador tem de estar conectado com o humor americano comum dos humorísticos "Saturday Night Live" e "30 Rock", mesmo porque a maioria dos atores do filme são egressos desses programas, sérios críticos da política ianque, principalmente dos Republicanos. "Os Candidatos" pega carona na eleição que se aproxima no país de Barack Obama e Mitt Romney.

Mostra de forma sarcástica e cruel como os políticos e os eleitores americanos são medíocres e idiotizados. Will Ferrel está ótimo no papel do canalha Cam Brady, muito próximo de ser reeleito representante de uma cidadezinha conservadora, já que não tem concorrentes. Só que dois empresários gananciosos, Glenn Motch (John Lithgow) e Wade Motch (Dan Aykroyd) fazem acordo com os chineses - transferindo as suas fábricas que sustentam a localidade para o Oriente, e assim ganhar bilhões. Porém para isso necessitam de um laranja, e o encontram na figura do apatetado Martin Huggins (Zach Galifianakis). Então ele entra na disputa do cargo em Washington quase à última hora.

"Os Candidatos" mostra, então, o quanto é suja a política, trazendo os passos de como transformar um imbecil em candidato. Mas se Ferrel é ótimo, o mesmo não pode-se dizer de Zach Galifianakis, aqui sem a sua espessa barba, sua marca registrada em "Se Beber Não Case" e "Um Parto de Viagem". O ator descendente de gregos repete os mesmos trejeitos dos filmes citados, tornando-se irritante com sua voz fina e seu andar afeminado. Ele quase consegue estragar um filme feito para detonar os republicanos de Romney.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: