Thursday, May 09, 2013

“Somos tão Jovens”



Eu gostava de Legião Urbana em seu início, e depois peguei um asco, pois a banda perdeu após o terceiro disco, aquele frescor da originalidade, da rebeldia...e o que acontece comigo ao assistir “Somos Tão Jovens”, direção de Antônio Carlos de Fontoura? Emoção e melancolia, afinal o filme acerta ao relatar exatamente os primeiros anos da efervesvência da rock’n’roll no país, entre 1978 e 1984, focando na figura de Renato Russo, uma das figuras mais controversas e importantes do gênero no país.

E me vi ali, transportado no tempo, usando camisa de banda e ouvindo metal e punk lá nos anos 1980, e sendo visto como diferente pelas outras pessoas, apanhando de milico, sendo zoado por pertencer ao mundo diferente em que a maioria vivia. E acabei desabando em lágrimas. Em lembrar meus 15 anos. Bah, só parei de chorar umas duas horas depois...sim sai do cinema e caminhei na rua abaixo de lágrimas.

“Somos Tão Jovens” mostra a vida atormentada e movimentada de Renato Russo, quando decide largar o emprego de professor de inglês para ser músico de uma banda punk, a Aborto Elétrico, embrião da Legião Urbana e do Capital Inicial, em Brasília, naqueles anos de ditadura. E onde conseguir um disco de uma banda nova era praticamente impossível, onde gravar fitas cassetes era o download da época, onde andar de calça rasgada e camisa preta era passível de levar pancada de milico, e correr risco de ser expulso de casa pelos pais e do colégio. A reconstituição de época é de um primor poucas vezes visto no cinema nacional. As caracterizações dos personagens impressionam, ainda mais quando vemos a preocupação até com as vozes dos representados – note os intérpretes de Dinho Ouro Preto e Herbert Viana. E não dá para esquecer a atuação primorosa de Thiago Mendonça como Renato, e a doce e linda Laila Zaid como a melhor amiga do roqueiro, Aninha. Os diálogos, muitas vezes colocam na boca dos personagens, nomes e letras de músicas que ao longo do tempo iriam fazer parte da vida das pessoas. O acerto final é encerrar o filme quando a Legião Urbana se preparava para gravar o primeiro disco em meados dos anos 1980.

O resto todo mundo conhece. A banda estoura com “Geração Coca-Cola”, Renato Russo transformaria-se numa diva depressiva e chata e morreria de Aids. Felizmente, este lado da história foi deixado de lado, evitando assim que “Somos Tão Jovens”, que também poderia ter sido intitulado Retrato de Uma Geração, virasse um dramalhão.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

2 comments:

Anonymous said...

They help separate the fishing men from the boys, so you can find an
excellent guide who really knows what he's doing. One of the benefits of fishing is that it is not physically demanding. Yet sometimes a net is better to use because it usually doesn't harm the fish and
will most likely be easier for you to prepare the fish for later.


Review my weblog :: www.ieee-ias-css.es

Anonymous said...

Around 150 games in total, but that's relatively small compared to our users. Then came the ultra-popular Arkham games, that place you, like never before, into Batman's shoes as he skulks around and knocks hoodlums heads together (literaly).

It fizzles as the lights go out, and she says it's been great talking to you.

Also visit my web site :: http://www.robkesseler.co.uk/index.php/member/46/