Saturday, July 05, 2014

"Não Aceitamos Devolução"

O México tem tradição em filmes melosos. E "Não Aceitamos Devolução", dirigido por Eugenio Derbez, não foge a regra. Dramalhão dos mais convictos, conta a história de Valentin, o próprio Derbez, um mulherengo irresponsável e cheio de fantasmas da infância, proporcionados por seu pai. Sua vida muda, ou sai dos eixos, no dia em que uma de suas ex bate a sua porta, e deixa com ele um bebê. A garota parte para os Estados Unidos, e Valentin, sem saber o que fazer com o bebê, atravessa a fronteira e vai parar em Los Angeles. Sem conseguir encontrar a mãe da menina, ele pensa em voltar para Acapulco, só que descobre que não tem como sair do país com um bebê americano sem ir preso e a garotinha ir parar num abrigo. O jeito é ficar e do nada ele consegue um emprego como dublê de filmes em Hollywood.

Quando Valentin se dá conta, passaram-se sete anos e ele se apegou a Maggie, agora uma loirinha linda, que o ajuda nas filmagens - já que ele nunca se esforçou para aprender inglês. E a sua filha traduz para ele o que fazer nas filmagens. As coisas parecem funcionar para pai e filha - Maggie vivendo num mundo de fantasia, com a casa cheia de brinquedos, matando aulas para acompanhar Valentin nas gravações e recebendo cartas da mãe, que conta suas aventuras pelo mundo e até no espaço. Na realidade, Valentin é que escreve as cartas para aliviar a ausência de uma mãe na vida de Maggie. Até que um dia Julie (Jessica Lindsey) retorna, e quer ficar com a guarda da filha, a quem abandonou. E tudo vai parar nos tribunais.

"Não Aceitamos Devolução" tem um visual super-colorido, por vezes até lembrando cenários dos filmes de Almodóvar. Mas seus personagens são o excesso de clichê, como o protagonista Valentin, e Julie, a mãe arrependida. Já Maggie (Loreto Peralta) é daquelas garotinhas encantadoras, que quase, quase, salva o filme, cujo final é o chororô total.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: