Thursday, October 16, 2014

"O Juiz"

"O Juiz", dirigido por David Dobkin, aproxima-se, às vezes, de um dramalhãio. Fica na linha tênue. A história gira em torno de Hawk Palmer (Robert Downey Jr.) , um advogado com problemas na vida íntima, que se vê obrigado a voltar para a cidadezinha onde foi criado, para o funeral de sua mãe. Hawk chega e vê que em mais de 20 anos nada mudou no local, nem mesmo o sentimento de rejeição que o seu pai tem por ele. O pai, aliás, é o juiz Joseph Palmer (Robert Duvall), irascível e que se acha o dono da verdade, controlando com mão de ferro a cidade. E ele ignora Hawk solenemente, mas terá de recorrer à ajuda do filho, quando atropela e mata um homem que condenara a cadeira há anos e por quem nutria rancor.

Hawk terá de provar a inocência do pai, mesmo que este não esteja muito disposto a se ajudar e reconhecer o esforço do filho. Logo, o filme transforma-se naqueles dramas de tribunal do qual tanto gostam os americanos - com cenas onde os personagens destróem a reputação de outros personagens, sem nenhum perdão. O advogado da acusação é vivido por Billy Bob Thornton, completamente a vontade no papel de Dwigth Dickham. Apesar de, como já dito, o drama se aproximar às vezes do dramalhão, é ótimo ver o embate entre dois excepcionais atores, os xarás Robert Downey Jr. e Robert Duvall, que dão aula de atuação.

"O Juiz" traz ainda Vera Farmiga (de Os Infiltrados) como uma antiga namorada de Hawk. Linda, ela arranca suspiros a cada aparição. E Vicente D'Onofrio (Nascido Para Matar) também está muito bem, como o irmão amargurado de Hawk.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: