Thursday, October 23, 2014

"Cantinflas - A Magia da Comédia"

"Cantinflas - A Magia da Comédia", dirigido por Sebastián del Amo, retrata a vida do ator mexicano Mario Moreno, mais conhecido pelo apelido de Cantinflas, um tipo matuto surgido no teatro vaudeville e que arrebentou nas telas dos cinemas nas décadas de 1940 e 1950. O auge do ator foi quando viveu Passepartout no clássico "A Volta ao Mundo em 80 Dias", dirigido por Michael Anderson em 1956, e que lhe deu um Globo de Ouro de melhor ator. E é aí que boa parte do filme se fica, com o famoso produtor Mike Todd (Michael Imperioli), que se casaria com Liz Taylor, tentando fazer com que Mario Moreno participasse da produção.

Intercalando, o filme mostra o começo da carreira de Moreno e sua ascenção como comediante no México, o casamento com a atriz Valentina Ivanova Zuvareff, parceira de toda uma vida, mas com quem teve problemas. Afinal, quando ficou rico e famoso, Mario Moreno ficou deslumbrado, partindo para as traições e o esnobismo. Tudo isso é mostrado em "Cantinflas - A Magia da Comédia", mas o diretor teve o cuidado de não cair em armadilhas sentimentais - característica muito forte no cinema mexicano.

O mexicano é interpretado pelo espanhol Óscar Jaenada, que consegue uma caracterização espantosa - Cantinflas pode ser comparado ao nosso Mazarópi por usar roupas rasgadas e um tanto de ingenuidade do campo. Também destaca-se a ótima reconstituição de época.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: