Thursday, October 16, 2014

"Na Quebrada"

Mais um filme de favela...é o primeiro pensamento quando se pensa em "Na Quebrada", dirigido por Fernando Grostein Andrade, irmão por parte de mãe do global Luciano Huck. Mas aqui nada de Rio de Janeiro. A ação se passa na periferia de São Paulo, com seus bairros violentos, controlados por traficantes, que praticam frequentemente chacinas, às vezes afetando até inocentes, como é o caso do garoto Zeca, sobrevivente de uma chacina. Sua história e a de outros jovens da periferia que desejam melhorar de vida é retratada aqui. Eles buscam a saída através de um curso de cinema.

O filme vai e volta no tempo, começando em 2001, quando Zeca (Felipe Simas) está num boteco, onde foi comprar doce de abóbora, e leva um tiro no peito durante uma chacina. Ele sobrevive. E quer fugir do destino da família, que é o de trabalhar em coisas subalternas. Sua mãe acha que Zeca será um ótimo porteiro e até já conseguiu o emprego num prédio onde trabalha como faxineira. Na mesma chacina estava Gérson (Jorge Dias, filho do rapper Mano Brown), que passou a infância visitando o pai no presídio. E este pedia ao filho não se envolver com o mundo do crime. "O que eu ganhei com isso? Estou aqui preso e nunca pude te levar a um parque, a um cinema", diz o pai para Gérson. Que terá problemas quando o pai morrer, pois o jovem terá de pagar uma dívida com os traficantes.

Já Júnior (Jean Amorim) foi criado pelo pai vendedor de dvd's piratas, Moacir (Gero Camilo), e é curioso por eletrônica, apesar de onde coloca a mão, consegue estragar o aparelho. Mas não quer o mesmo que o pai. E Mônica (Domenica Dias, filha de Mano Brown) tem um irmão que está ficando cego, e por isso batalha para fazer um documentário sobre pessoas com deficiência visual.

"Na Quebrada" traz histórias reais, tocantes e com atuações cativantes. Por vezes o drama toma conta da tela, mas também há espaço para o bom humor. E no final, durante os créditos, são mostrados os jovens que tiveram suas vidas retratadas no filme.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: