Thursday, October 09, 2014

"O Homem Mais Procurado"

Um dos últimos filmes de Philip Seymour Hoffman, "O Homem Mais Procurado", dirigido por Anton Corbijn, baseado em romance de John Le Carré, fala da paranoia terrorista que assola o mundo nos dias de hoje. A história se passa na alemã Hamburgo, onde Mohamed Ata teria planejado os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Philip Seymour Hoffman é Günther Bachmann, chefe de uma agência alemã de espionagem, que tem a missão de vigiar os suspeitos de terrorismo na comunidade islâmica da cidade. E a sua equipe é posta a prova quando chega à cidade o jovem checheno Issa Karpov (o ator russo Grigoriy Dobrygin). Muçulmano convicto, ele foi torturado na Rússia, e se esconde na comunidade muçulmana e procura a ajuda de uma advogada de esquerda Annabel Richter (Rachel McAdams). Seu objetivo é resgatar uma fortuna deixada por seu pai, um ex-militar russo. Mas Issa usaria o dinheiro para quê? Para proveito próprio ou para atividades terroristas?

Além dos alemães, os americanos também estão na sua cola, em um jogo de gato e rato empolgante e intrigante. "O Homem Mais Procurado" só perde força em sua parte final, que parece ficar em aberto.

Philip Seymour Hoffman, como sempre, está muito bem em seu papel. Um personagem beirando a neurose, desleixado, fumante inveterado, cuja vida pessoal é quase zero. Günther praticamente vive a vida dos outros, mas tenta ser humano. Rachel McAdams, bela, não deixa cair a peteca. Mas destaque mesmo é Grigoriy Dobrygin, que a cada olhar, cada gesto, transmite a angústia de um indivíduo perdido no mundo.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: