Thursday, October 02, 2014

"Garota Exemplar"


David Fincher, exímio diretor dos ótimos "Zodíaco", "Seven: Os sete crimes capitais" (1995), "Clube da luta" (1999) e "O curioso caso de Benjamin Button", conseguiu tropeçar no suspense policial "Garota Exemplar", baseado em romance de Gillian Flynn. Amy (a bela Rosamund Pike) é ótima esposa, filha, escritora de sucesso, que deixou a vida tranquila e glamorosa de Nova Iorque e mudou-se com o marido, o escritor desempregado Nick Dunne, quando a mãe deste é diagnosticada com câncer. Uma bela manhã, quando eles completavam cinco anos de casamento, Nick sai de casa e vai ao bar onde é sócio da irmã, Margo (Carrie Coon). Ao retornar, encontra toda a casa revirada e sem sinal de Amy. Ele chama a polícia, e devido as evidências, ela é dada como desaparecida.

As investigações começam, e as pistas vão indicando que Nick tem certa culpa no cartório. Teria ele matado a esposa e dado sumiço no corpo? O diretor aproveita, então, para fazer crítica à mídia, que de forma sensacionalista, faz o pré-julgamento de Nick, clamando pela pena de morte. E Nick tem o rabo preso, pois desejava mesmo se livrar de Amy, além de namorar uma aluna de vinte e poucos anos.

"Garota Exemplar" é visto sob duas óticas. Pela de Nick e pela de Amy, através de um diário escrito por ela. A trama é bem conduzida, prendendo a atenção do espectador, que até torce para que Nick se livre da enrascada. Mas o filme perde fôlego na sua parte final, com uma solução pouco criativa. Porém a destacar a boa atuação de Ben Affleck no papel de Nick. Geralmente críticado por sua pouca capacidade representativa, aqui o ator segura bem as pontas. Mas quem vai mesmo bem é Rosamund Pike como uma pessoa de dupla face, ora acuada, ora assustadora.

Cotação: regular
Chico Izidro


No comments: