Thursday, October 23, 2014

"Relatos Selvagens"

Existe uma linha tênue entre a civilidade e a selvageria. E aí que "Relatos Selvagens", filme argentino dirigido por Damián Szifrón, entra com tudo. São seis histórias mostrando como os homens podem perder as estribeiras e partir para a ignorância. Bem que nas duas primeiras esquetes, o que se destaca é a vingança. No primeiro, várias pessoas pegam um voo e descobrem ter muito em comum em relação a um músico. Que coincidentemente é o piloto do avião. No segundo, uma garçonete reconhece num cliente um mafioso que destruiu sua família. E ela não sabe se envenena ou não a comida do indivíduo.

Na terceira história, um motorista num carrão ofende um outro motorista, que dirige um calhambeque numa estrada deserta. Minutos depois, o carrão estraga e o dono do calhambeque aparece para se vingar, e os dois começam uma briga mortal. A sequência é a melhor do filme, com um destino trágico paar ambos. Na quarta história, esta tendo como intérprete Ricardo Darín, que é um engenheiro que tem a vida destruída após ter o caro guinchado. Seu personagem não aceita a multa e busca ressarcimento. Mas cada vez mais seu destino vai indo buraco abaixo.

Na quinta parte, um milionário tenta salvar o destino do filho, que atropelou e matou uma mulher grávida. Para isso, ele começa a subornar o advogado, a polícia e o caseiro de sua mansão. Mas cada vez mais começam a surgir exigências por parte dos subornados, deixando o milionário à beira de um ataque de nervos. Na última esquete, num casamento, a noiva descobre ter sido traída pelo noivo com uma das convidadas e decide ali mesmo partir para a vingança. E o casório se transforma num campo de batalha.

As histórias têm um tanto de humor negro e mostram como o ser humano não têm limites para eventos que fogem de seu cotidiano. O espectador também fica tenso, curioso em saber como as histórias terminarão, e nem sempre favoráveis aos estressados.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: