Thursday, October 30, 2014

"Tim Maia"

"Tim Maia", dirigido por Mauro Lima, acerta completamente ao colocar na telona a vida maluca e desregrada do síndico, como era conhecido o músico Tim Maia. A cinebiografia percorre em 2h20min toda a trajetória do cantor, desde a infância no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ajudava a família a entregar marmitas. Caçula de 12 irmãos, era chamado pelos vizinhos de Tião Marmita, alcunha que odiava. Na adolescência, descobre a música, mais exatamente o rock e decide que é isso que pretende fazer na vida. Tim monta um grupo com os amitgos Roberto Carlos e Erasmo Carlos, os The Sputniks. Mas seu jeito agressivo e o ego de Roberto Carlos põe tudo a perder. Nessa parte da vida, Tim Maia é interpretado por Robson Nunes.

O filme retrata bem a ida do jovem para os Estados Unidos, com apenas 16 dólares no bolso, no começo dos anos 1960, onde descobre o soul e o funk, além de se envolver com roubos, o que causaria sua prisão e a consequente expulsão do país. De volta ao Brasil, tenta iniciar a carreira de músico em São Paulo, procurando o já famoso ídolo da Jovem Guarda Roebrto Carlos. Que depois de muito fugir do antigo amigo, acaba lhe dando uma força.

Com um pulo no tempo, o filme vai aos anos 1970, e Tim Maia passa a ser vivido por Babu Santana, conhecido por fazer coadjuvantes em filmes como "Os Penetras", "Cidade de Deus" e "Copa de Elite". São os anos de sucesso nacional, com discos essenciais ao funk e soul, a imersão nas drogas e a parte mística, quando ingressou no movimento racional, que custou caro para ele - perdeu a mulher e contratos milionários. O filme acaba com a morte do cantor, em 1998, com apenas 55 anos de idade. Todo o filme é composto por uma excepcional reconstituição de época e atuações primorosas, principalmente Babu Santana e Robson Nunes, conhecido como comediante de stand-up comedys. Mas Cauã Raymond como o amigo Fábio e Alinne Morais como a musa Janaína estão também ótimos.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: