Thursday, October 15, 2015

"Operações Especiais"




"Operações Especiais", dirigido por Tomás Portella, mostra o qual difícil pode ser a vida de uma mulher policial. No caso Francis (Cleo Pires), que decide ingressar na polícia após o hotel em que trabalha como recepcionista sofrer um assalto. Aprovada, ingressa nas forças, mas fazendo serviço de escritório, até que pouco tempo depois, é requisitada para integrar uma operação contra o tráfico numa cidadezinha do interior do Rio de Janeiro.

E é lá que Francis, despreparada e assustada, vai virar aposta dos colegas - todos homens. A dúvida é saber quanto tempo ela levará para pedir exoneração do cargo. Então terá de provar no dia a dia que tem capacidade para trabalhar na polícia. E dê-lhe sofrer bullying, piadinhas sobre a capacidade de uma mulher poder ou não ser policial.

"Operações Especiais" ainda faz um retrato do Brasil atual, com corrupção nos altos poderes e empresariais. Afinal, na cidadezinha para onde os policiais são deslocados, além do império dos traficantes, existe ainda uma máfia de políticos, corruptos até a medula. Muita coisa lembra o já clássico "Tropa de Elite".

E Cleo Pires, além de linda, vai bem, principalmente nas cenas em que deve demonstrar medo - por exemplo, em meio a violento tiroteio. Destacam-se também Fabrício Boliveira, de "Faroeste Caboclo" como Décio, o melhor amigo de Francis na polícia, e Marcos Caruso como o incorruptível delegado Paulo Froes, que tem as melhores tiradas do filme.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: