Wednesday, October 28, 2015

“Os 33” (The 33)






Em 2010, o desabamento de uma mina em Capiapó, no deserto chileno de Atacama, deixou soterrados 33 mineiros, que permaneceram vários dias sem comunicação com o mundo exterior. Eles não sabiam se estavam sendo procurados ou dado como mortos, assim como a direção da mina não sabia se eles haviam sobrevivido ao acidente. Após 17 dias, a notícia de que todos estavam bem, pois haviam se escondido no local conhecido como refúgio, que ficara separado do exterior por uma gigantesca rocha. Os mineiros, apesar das condições adversas, como poucos alimentos e pouca água, mantinham-se esperançosos.

Em “Os 33” (The 33), direção de Patricia Riggen, é mostrado o resgate daqueles homens, liderados desde o início por Mario Sepúlveda (atuação segura de Antonio Banderas). Não fosse ele, aqueles mineiros teriam se transformado em bichos a mais de 700 metros abaixo da terra. Mario organizou as refeições, as tarefas e não deixou que ninguém enlouquecesse. O outro personagem central da história foi o Ministro das Minas do Chile, Laurance Golborne, vivido por Rodrigo Santoro, que apesar do tempo, ainda se mostra engessado ao interpretar em inglês.

Sim, para atender o mercado norte-americano, “Os 33” é inexplicavelmente todo falado na língua do Tio Sam. E isso incomoda e muito. Afinal, se está no Chile, e em uma terra de gente humilde e trabalhadora. Fica algo muito irreal. É de doer.

O filme ainda não consegue transmitir a sensação de claustrofobia vivida por aqueles homens durante 69 dias. Apesar de conhecermos o destino deles, não existe tensão em nenhum momento. “Os 33” ainda tropeça no sentimentalismo barato, ajudado por uma lamuriosa Juliette Binoche, que vive a irmã de um dos mineiros. O término do filme ainda, desculpe o trocadilho, é um poço de apelação.

Veja o trailer: http://www.foxfilm.com.br/os-33

Duração: 2h05min

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: