Thursday, October 15, 2015

"Filme Sobre Um Bom Fim"




O documentário "Filme Sobre Um Bom Fim", dirigido por Boca Migotto, é para saudosistas. Através de imagens de época e depoimentos daqueles personagens que viveram os anos 1970 e 1980, períodos mais efevercentes do bairro de grande marca cultural de Porto Alegre. Ali se formaram grupos políticos que discutiam como combater a ditadura militar na década de 1970, enquanto frequentavam bares da esquina maldita, ou seja Osvaldo Aranha com Sarmento Leite, como o Alaska, o Mariu's e o Copa 70.

Já nos anos 1980, o bairro viu aflorescer um intenso movimento musical, cinematográfico e teatral. Época que se inicia em 1981 com o filme "Deu Pra Ti Anos 70", de Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, e que dão seus depoimentos, lembrando aquele período e de como foi retratada a Avenida Osvaldo Aranha, principal via do Bom Fim. O bairro era endereço de bares como Lola, Lancheria do Parque, e do Ocidente, este ainda na ativa.

O bairro ganhou seu nome no final do século XIX, quando ainda era grande a população de ngros. Depois, o Bom Fim viria a se transformar em um bairro de predominância judaica. Mas em seu período retratado no documentário era local de reunião de punks, headbangers, mods, atores, cineastas, teatrólogos, bêbados, traficantes. Gente que sofreu muita repressão policial, principalmente no final dos anos 1980, e relembrada no filme.

"Filme Sobre Um Bom Fim" faz um retrato intenso daquela época, onde afloraram os barzinhos, para onde se dirigiam os jovens, muitas vezes sem dinheiro. E havia também os cinemas Baltimore e Bristol, este marcante por realizar mostras de cineastas cults. Tempo que foi e não volta mais.

Cotação: bom
Chico Izidro


No comments: