Wednesday, October 28, 2015

“Straight Outta Compton - A História do N.W.A.” (Straight Outta Compton)






N.W.A. é a sigla em inglês para Niggaz With Attitude, ou negros com atitudes foi um grupo de rappers surgidos em meados dos anos 1980 na Califórnia, todos oriundos da cidade de Compton. Eles são os criadores do gangsta rap, que levou para a música a violência das ruas e do submundo para a cultura pop. O N.W.A. ganha uma cinebiografia em “Straight Outta Compton - A História do N.W.A.” (Straight Outta Compton), direção de F. Gary Gray. Todos os personagens sofreram com aqueles elementos conhecidos pela população pobre – desemprego, desagregação familiar, preconceito social e racial.

Uma das cenas é emblemática. Os músicos estavam gravando em um estúdio localizado em um bairro branco de Los Angeles e foram para a calçada fazer uma pausa. Segundos depois, aparecem vários carros da polícia e os músicos são jogados no chão e algemados. Não haviam feito nada de suspeito, mas só o fato de serem negros já causou comoção. O N.W.A. criaria um dos mais violentos raps contra a força policial, a música Fuck the Police, que foi censurada e onde era executada, causava transtornos a eles. Falava da violência dos homens da lei e evidentemente mandando as pessoas reagirem.
Saídos do gueto, todos eles, Dr. Dre, Ice Cube e Eazy-E, acabaram ficando milionários.

E claro, surgiram as desavenças e os desgastes naturais, além de problemas com empresários, principalmente com Jerry Heller (um estupendo Paul Giamatti), o primeiro a dar espaço para a trupe. Quem arrasa, no entanto, é Jason Mitchel no papel de Eazy-E, ex-traficante que usou a grana do tráfico para abrir uma gravadora (alguém aí lembrou da série Empire?) e que acabaria sucumbindo ao vírus da AIDS em 1995. Ao se descobrir doente, ele olha para o médico e solta aquela pérola da época tão difundida: “mas eu não sou viado”, como se somente os homossexuais estivessem no risco de contrair a doença. Já a semelhança entre O’Shea Jackson Jr. que vive o próprio pai, Ice Cube, é espantosa.

No final, o grupo acabaria retomando contato e revelando ao mundo dois rappers de importância fundamental ao movimento, Snoopy Dog Dog e Tupac Shakur. Este acabaria assassinado em Los Angeles quando começava a curtir o sucesso, mas seu envolvimento com as gangs lhe custou a vida.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qNJoVvN6sbg

Duração: 2h27min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: