Thursday, April 05, 2018

"O Homem das Cavernas" (Early Man)



Não sei o que me incomodou mais durante a sessão em que vi "O Homem das Cavernas" (Early Man), direção de Nick Park. Assisti em uma cabine de imprensa, sessão especial para os críticos verem os filmes antes de eles serem lançados - e uma jornalista levou seu bebê de colo e a criança passou a hora e meia de duração do desenho chorando!!! Ou foi a história, que sei, sei, é uma animação, mas pelo menos visando as crianças, poderia respeitar um pouco a cronologia histórica. Afinal, acaba ensinando erroneamente.

"O Homem das Cavernas" é realizado com o stop-motion do estúdio britânico Aardman, responsável por animações fantásticas como "Fuga das Galinhas" e "Wallace e Gromit". Mas aqui deixa muito a desejar. Para começar, mostra a extinção dos dinossauros, mas já existiam humanos, que sobrevivem e vão viver em um vale isolado, e praticando futebol!!!

Aliás, o futebol é o centro da história, visto sob a ótica do neandertal Dug, que mora com a sua tribo em um vale originado pela queda do meteoro que dizimou os dinossauros. Mas um dia eles são expulsos por uma espécie de homens mais evoluídos, que vivem em uma sociedade organizada e que tem uma verdadeira seleção de futebol.

Para reaver suas terras, Dug propõe ao líder dos invasores fazer uma partida e quem vencer fica com o vale. É muita liberdade poética dos roteiristas Mark Burton e James Higginson. Mas o filme se mostra sem graça, sem o mínimo humor - "O Homem das Cavernas" acaba se tornando entediante e desinteressante seja para pais e filhos.

Duração: 1h30min
Cotação: ruim

Chico Izidro
Post a Comment